PRACachopos

O Lar de Infância e Juventude Especializado de Arronches, doravante denominado LIJE PraCachopos, é uma resposta social desenvolvida pela Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e com Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, I.P. iniciou a sua atividade em janeiro de 2013.

 

Destina-se ao acolhimento de jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, sujeitos à aplicação da medida de promoção e proteção ”acolhimento institucional” (al f), n.º 1 do art. 35º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (LPCJP), na modalidade de acolhimento prolongado (n.º 4 do art. 50º, da LPCJP), face à assunção de comportamentos ou entrega a atividades que afetam gravemente a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento” (alínea f) do n.º 2 do art.3º da LPCJP.

 

Os jovens poderão manter-se em acolhimento até aos 21 anos, caso solicitem a continuação da intervenção iniciada antes de atingirem os 18 anos, em conformidade com o previsto na alínea a), do artigo 5º da LPCJP.

 

Funciona em regime aberto (n.º 2, do art. 53º da LPCJP), tendo como limites educativos os resultantes das necessidades individuais dos jovens.

 

A sua intervenção assenta em programa residencial especializado (art. 51º da LPCJP), traduzido no Modelo Terapêutico de Intervenção, adiante designado por MTI, obrigatoriamente revisto anualmente para poder conter as sugestões de melhoria de jovens e adultos.

 

A CARE PraCachopos tem capacidade para acolher até 24 jovens. A Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção estabeleceu um Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, IP encontram-se abrangidos, desde Fevereiro de 2015, 24 jovens.

Contribuir para a promoção do desenvolvimento emocional harmonioso e para comportamentos mais ajustados dos jovens acolhidos, numa perspectiva de promoção de competências e de autonomia, essenciais para a definição e (co)construção de percursos de vida socialmente positivos e adaptativos.

Os valores que norteiam a intervenção diária no LIJE são a responsabilidade, a dignidade humana, a protecção e segurança, o respeito, a disponibilidade, o afeto e a paciência.

A nossa visão centra-se num acolhimento que se pretende cada vez mais capaz, ou seja, mais capacitador e de qualidade, no sentido de promover a autonomia e o crescimento individual dos jovens. Pretende-se investir na área da Infância e Juventude apostando na formação e na promoção de novas respostas, estratégias e projetos para as problemáticas com que nos deparamos no trabalho diário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • TESTEMUNHOS

    O Lorem Ipsum é um texto modelo da indústria tipográfica e de impressão.
    Nome
    cidade/país