BEM ME QUER
A Casa de Acolhimento Residencial (CAR) de Arronches, BEM ME QUER, é uma resposta social desenvolvida pela Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e com Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, I.P. A Casa de Acolhimento Residencial tem capacidade para acolher até 20 crianças/jovens, número de crianças/jovens a abranger pelo acordo.
Destina-se ao acolhimento de jovens do sexo masculino e feminino, com idades compreendidas entre os 0 e os 18 anos, sujeitos à aplicação da medida de promoção e proteção ”acolhimento residencial”, n.º 2 do art. 49º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (LPCJP), na modalidade de acolhimento em situações de emergência (alínea 2, a) do art. 50º, da LPCJP), face à sua situação de perigo no seu seio familiar, por estarem sujeitos a maus tratos, negligência, abandono, entre outros fatores. Funciona em regime aberto, tendo como limites educativos os resultantes das necessidades individuais dos jovens.
A missão da Casa Residencial é proteger, cuidar e educar crianças/jovens em risco, em situação de maus tratos, negligência e abuso, tentado minimizar todo o seu sofrimento criando laços afetivos, como também contribuir para a promoção do desenvolvimento emocional harmonioso numa perspetiva de promoção de competências e de autonomia, essenciais para a definição e (co)construção de percursos de vida socialmente positivos e adaptativos.
Os valores que norteiam a intervenção diária na Casa de Acolhimento são a responsabilidade, a dignidade humana, a proteção e segurança, o respeito, a disponibilidade e o afeto.
A nossa visão centra-se num acolhimento que se pretende cada vez mais capaz, ou seja, mais capacitador e de qualidade, no sentido de proteger e promover a autonomia e o crescimento individual dos jovens. Pretende-se investir na área da Infância e Juventude apostando na formação e na promoção de novas respostas, estratégias e projetos para as problemáticas com que nos deparamos no trabalho diário.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Contas 2015 Novembro 19, 2019
- NOTÍCIA 2 Fevereiro 26, 2019
- NOTÍCIA 1 Fevereiro 21, 2019
TESTEMUNHOS
